História, Características – Gatos Maine Coon

Uma das raças de gatos mais lindas, o Maine Coon, natural dos EUA, considerada a raça americana de pelo longo mais antiga. Sendo também a maior raça de gatos do mundo.




Gatos Maine Coon 

História dos Maine Coon

É uma das primeiras raças originadas nos Estados Unidos, foi criada no ano de 1953, no estado de Maine. Existe varias lendas sobre os antepassados desta raça, porém a teoria mais provável, se da o resultado dos Maine Coon, ao cruzamento de gatos selvagens com guaxinins, por isso tem sua pelagem e calda característica, sendo esta combinação geneticamente possível. Outra teoria seria do cruzamento entre gatos nativos de pelo curto e gatos europeus de pelo longo, possivelmente levados da Europa por Vikings. Um diferencial da raça Maine Coon, dos outros gatos domésticos, é seu fascino por água, podendo ter herdado este traço de personalidade de seus ancestrais, que viviam abordo de navios por grande parde de suas vidas.

No inicio do século XX, a raça Maine Coon começou a perde sua popularidade e se deu como extinta prematuramente , devido ao aparecimento de outras raças de pelagem longa, como por exemplo o gato Persa. A raça voltou a crescer em popularidade na década dos anos 50, sendo declarada em 1985 como a raça de gato oficial do estado do Maine.

Gatos Maine Coon

Características dos Maine Coon

Muito conhecido pelo seu temperamento gentil, o Maine Coon, são dóceis, e muito inteligentes, considerado por essa qualidade um gato fácil de treinar. São fieis aos seus donos, muitos cautelosos com estranhos. Brincalhões por toda vida, até mesmo depois de adultos, seu temperamento de maneira geral se da um conviveu agradável entre outro gatos, cachorros e crianças.




De tamanho grande, considerado uma das raças de gatos maiores do mundo, um Maine Coon  pode pesar até 11 kg, as fêmeas em geral são um pouco menores que os machos.

Saúde

Entre as doenças mais frequentes nos Maine Coon, são as causadas pelo excesso de peso. Apesar desta raça ser resistente, ela também pode apresentar problemas como doença renal policística – de característica genética, não possui cura, mas tratamento para amenizar sintomas – e cardiomiopatia hipertrófica – ocorre espessamento da parede do coração.

Gatos Maine Coon




Deixe uma resposta